outubro 4, 2017 admin

Qual a diferença entre empresas B2B e B2C ?

No universo dos negócios existe uma série de termos que fazem parte do seu dia a dia, muitos deles em inglês. É o  caso das expressões B2B (Business to Business) e B2C (Business to Consumer), que designam qual o tipo de cliente o produto ou serviço se destina.

B2B x B2C

A sigla B2B se refere a “Business to Business” (de empresa para empresa), é usada para definir transações feitas entre duas empresas, ou seja, empresa que vende ou presta serviços para outra empresa.

Já B2C “Business to Consumer” ( de empresa para consumidor), define as transações feitas entre a empresa e o consumidor final, são as operações tradicionais do varejo, onde a venda é feita diretamente ao consumidor.

Operações

Para que possamos entender melhor esses dois mercados, o portal Universo B2B listou algumas operação que caracterizam cada tipo de negócio.

Operações B2B

– Transformação: Indústria vende seus produtos para outras Indústrias que irão utilizá-los em seus processos produtivos
– Revenda: Indústria/Importador vendendo para Distribuidor, Revenda ou Lojista
– Revenda: Distribuidor/Atacadista vendendo para Revenda ou Lojista
– Consumo: Empresas vendendo produtos de consumo para outras empresas (papel sulfite, canetas, material de limpeza, café)
– Consumo: Empresas vendendo bens como TVs, Móveis, Carros para outras empresas
– Empresas vendendo bens para indústrias em modelo de MRO (Manutenção, Reparo e Operação)

Operações B2C

– Loja vendendo produtos como TVs, geladeiras, tênis, roupas, livros, etc, para o cliente final
– Empresas vendendo serviços como tíckets de cinema, de teatro
– Compra de passagens aéreas e pacotes turísticos
– Indústria, Distribuidor ou Atacado vende para Profissional Liberal
– Distribuidor ou Atacado vende para Consumidor Final
– Indústria vendendo direto para Consumidor Final

Marketing Digital

Os canais utilizados para as ações de marketing podem ser os mesmos, porém a forma de se comunicar será diferente.

No B2B, as ações são mais segmentadas e dirigidas. Com ciclos de vendas mais longos, é extremamente importante investir continuamente em geração de leads, para que se traduza em vendas a longo e médio prazo.

No B2c, são ações voltadas para as massas e tem como objetivo alcançar um número maior de consumidores de acordo com o público alvo. A comunicação deve ser clara e direta.

 

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Por Renata Guimarães

 

 

 

 

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