janeiro 24, 2018 admin

Analise de dados e Google Analytics

Como Google Analytics mudou o mundo?

Não sei vocês, mas a internet e a maneira de ve nder mudou depois das ferramentas do Google. Pra quem não saber Google Analytics é uma ferramenta disponibilizada pelo Google( pai de todos nós) que analisa as ações dos usuários no seu website, aplicativos, ou até mesmo página de vendas Online. Mas por que isso é tão importante?

A pergunta certa seria por que isso não surgiu antes? O Fato é que nenhuma outra ferramenta analisa tão completamente e especificamente as ações dos usuários. Isso é importante pois como já foi dito anteriormente em outros artigos aqui, conhecer o público e suas ações poderá antecipar sua necessidades e desejos, o que significa que você fica mais perto da venda.

Caso tenham interesse segue o link da matéria sobre os 4F’s da venda. 

Mas voltando ao Google Analytics, o que mais se destaca é a precisão e detalhamento das informações. Sendo possível identificar o país de origem, idade, sexo, dispositivo acessado,tempo de duração da sessão entre outras coisas.

Mas sejamos honestos na prática é bem mais difícil do que na teoria.  Para alguém que está começando agora nos negócios e não faz ideia de por onde nem como começar a mexer vaí algumas explicações úteis. Assim como vocês um dia já precisei ler e reler, e procurar referências, quero deixar claro que Neil Patel mudou minha vida. Sim ele é uma boa referência.

Nunca ouviram falar deles, então precisam realmente procurar mais sobre marketing digital.

Mas vamos tentar ajudar um pouquinho nessa caminhada de aprendizado do Google Analytics.

Agora sobre Google Analytics você precisa saber que sua cabeça vai girar 100 vezes antepas que entre algo nela, são muitos gráficos, números e não estamos aqui pra te julgar quanto a isso, não é nada que um dia outras pessoas tenham passado. O que você não pode é desistir.

Google Analytics é um pouco complexo, mas completamente capaz de o a dar relatórios e estatísticas reais de seu negócio. Uma grande dica para se aprender, é estudar para as certificações do Google. Ao mesmo tempo que estuda para aprender a ferramenta, também tem a possibilidade de tirar uma certificação. Acredite isso te coloca muito a frente no mercado de trabalho.

Outra dica é monitorar seu website, se tiver um é claro. A própria ferramenta de aprendizagem do Analytics disponibiliza uma conta para ser acessada, mas nada como seu próprio negócio para ver os resultados.

A terceira dica que acho importante pautar é de procurar matérias sobre a ferramenta em blogs especializados em marketing digital. Não se conforme com apenas uma leitura, mas pesquise, o que há em comum, procure vericidade, desta forma se torna fácil aprender.

 

Thalyta Santos

Tagged: ,